Aprendender a dar valor às pessoas…

Dia desses meu gerente virou para mim e falou: “Vocês mulheres são muito engraçadas! Depois que perdem, querem correr atrás! “. Comecei a rir e claaaro não podia deixar esse comentário passar em branco, né?! Perguntei o motivo dele estar falando isso e ele me contou que ficou um bom tempo correndo atrás da ex-namorada, tentando voltar e tal, mas ela não queria nada com ele. Agora que ele está namorando de novo, ela reapareceu das cinzas querendo voltar e toda carinhosa!

E foi então que eu comecei a pensar no assunto e óbvio comentei com ele: essa atitude não é uma característica só da mulher, é do ser humano. Todo mundo tem essa tendência a dar mais valor depois que perde, já perceberam isso? Não somente no amor… 

Já passei por essa situação onde depois que eu “me fui” o cara veio correr atrás. E também já vi muitos casos de amigas minhas em que elas correram atrás depois que perderam. Não por falta de aviso, mas… fazer o que né?!

Não sei se alguém aqui acompanha a novela das 20h, Passione (eu sou viciada em novela!), mas tem a história da Fátima com o Sinval, né? Breve resumo: Sinval gostava da Fátima, que gostava do Danilo (irmão do Sinval), que gostava da Clara, que não gostava de ninguém!!! Enfim, história bem normal de amores não correspondidos!!! Sinval tentou de tudo para ficar com a Fátima e nada, ela só dizia que ele era amigo! Quando ele resolveu dar uma chance para outra menina… adivinhem… lá estava ela toda chorosa… ah, tenha a santa paciência!!! E o pior que a gente sabia que ele ia ceder, pois era apaixonado…

E a gente pensa: “Ah! Isso é coisa de novela! “… Mas não é não, meu povo! Isso acontece aos montes na vida real. Parece que a pessoa toma aquele choque de realidade de que realmente está perdendo espaço, sabe? E aí, começa a correr atrás. Só que às vezes é tarde demais, né?! Afinal de contas, o outro não vai esperar a vida toda por uma fatia da atenção da pessoa amada… chega uma hora que cansa dar “murro em ponta de faca”!!!

Eu acredito que existem pessoas que realmente não percebem o quanto gostam da outra até que realmente perdem o carinho. Para mim, isso é meio estranho, levando-se em consideração que sou uma pessoa que vivo os meus sentimentos intensamente, sejam bons ou ruins. E não consigo imaginar a situação de só dar valor depois da perda! Mas consigo acreditar que possam existir pessoas assim. O que eu não entendo mesmo são pessoas que esnobam o outro, pelo simples fato de esnobar… de querer ter sempre alguém ali por perto babando ovo, se rastejando… com a necessidade de se sentir sempre amado, querido, desejado… mas sempre menosprezando o amor que o outro tem a dar. E aí, quando percebe que está “perdendo terreno” tenta desesperadamente correr atrás do tempo perdido.

Eu gostaria mesmo de entender o que se passa na mente e no coração de pessoas assim, que precisam primeiro perder o que de mais precioso têm para então começar a dar valor.

Penso, de verdade, que é tão mais fácil dar valor quando temos tudo na nossa mão, ao nosso alcance e controle… deixar voar pode ser perigoso, pois é possível que o vento venha muito forte e que não alcancemos mais!!! 

Parece mentira, mas muita gente age assim… e até mesmo sem sentir! O que julgo realmente importante é perceber e tentar mudar! Procurar dar valor ao que realmente importa, na hora que realmente importa… antes que seja tarde demais…

Aline R. Pacheco

About these ads

21 thoughts on “Aprendender a dar valor às pessoas…

  1. Já pensei muito sobre isso! E acho mesmo engraçado quando os homens acusam as mulheres de serem assim e vice-versa. Como vc disse, isso é do ser humano, não tem sexo pra ser assim.

    Não sei explicar o porquê, mas só damos valor de verdade ao que se torna difícil. Coisas corriqueiras, fáceis, não nos estimulam, talvez por estarem sempre disponíveis não precisamos gastar nossas energias desejando, porque elas estão ali a qualquer momento.

    Mas em matéria de relacionamento romântico isso funciona que é uma beleza. É só alguém se fazer de difícil que pronto, o outro vem correndo atrás… rs

    Beijocas

    • É verdade! Falando especificamente de relacionamentos amorosos: eu fico vendo hoje em dia as mulheres se fazendo super de difícil e o cara lá atrás, correndo, se rastejando, fazendo tudo por elas… e penso: Se eu fizesse a metade do que fulana faz, o cara já teria me mandado praquelecanto!… mas é impressionante como o difícil tem mais valor!

      Mas com relação a você só dar valor depois que perde… eu realmente não consigo entender, sabe? Eu acho que é porque eu já perdi tantas coisas na minha vida (da coisa mais simples à mais complexa), que eu aprendi a dar valor aos mínimos detalhes que me acontecem e às pessoas que me cercam!!!

  2. Eu também sou como você e não consigo entender pessoas que precisam ter um “estepe”, e que só depois que essa pessoa encontra alguém é que passam a correr atrás. (É como naquele filme “O Amor Não Tira Férias”, com a pobre Iris, interpretada pela Kate Winslet.) Eu também sinto tudo muito intensamente. E como diria o Augusto Cury, “os sensíveis sofrem mais… mas amam mais e sonham mais”. Prefiro ser assim.

  3. Não posso me considerar uma pessoa que vivo tudo muito intensamente, principalmente com os sentimentos…mas também não sou dessas que só dão valor quando perdem.

    Sinceramente, eu também não entendo o que acontece…acho que as pessoas ficam tão preocupadas em “se fazer sentir importante”, que acham que ignorando a importância da pessoa, sem dá seu valor devido, a outra vá perceber que sente falta dela, mas aí pode ser tarde demais, talvez outra pessoa já esteja fazendo isso…complicado!

  4. Com certeza esse problema independe de sexo, é verdade. Acredito que as pessoas que agem assim são totalmente inseguras, e muito orgulhosas, não conseguem um momento de felicidade, pq qdo possuem não dão valor e qdo perdem buscam pq precisam sentir-se importante.

  5. É isso que vou fazer com um amigo que estou apaixonada,más ele não me liga e nem taí p/ mim,vou faltar ao último dia de curso,p/ não ir com a turma confraternizar,e não vou dar noticias,quem sabe ele me enxerga já que se diz ser meu amigo.Cansei de mostrar p/ ele que o amo.Chega de sofrer.

    • Ahhhhh Vera! Mas aí você vai perder a confraternização do curso por causa dele! Aí não é justo com você! Se quer mostrar alguma coisa, mostre atingindo somente a ele e não a você também!!!

      Boa sorte na sua conquista. Tomara que ele realmente valha a pena para o sacrifício e saiba reconhecer o seu amor!!!

      Beijos.

      • falo para vc eu vasso de tudo mais nao esta nem ai comigo eu só casado vaz um ano saiu comigo uma vez nunca foi na praia comigo convido todo os dia para sair nossa sem palavras !

  6. Veei .. Eu e minhas amigas convive a todo tempo com isso. Quando damos valor, é na certa o não valor !!!! Meu Deus .. é de dar raiva. Só que, quando a gente ver que outras pessoas nos dão muito valor, não damos, ficamos com nossas caras de **, correndo atrás de quem não nos quer. Mas eu não to curtindo isso, então queria mudar =/

  7. Querida, estou num dilema grande. Tem um homem muito “importante” (socialmente, fisicamente, economicamente) que eu me envolvi. Era legal, mas ele enjoou de mim. Saí fora não por qualquer outro motivo senão amor próprio.
    Ele deu um jeito de voltar a me procurar… inclusive deixou claro que me queria muito, que fiz falta. Assim que comecei a ser recíproca – crente de que agora ele tinha percebido que gostava de mim – ele foi relapso de novo.
    Saí da vida dele, mas me mantive aparecendo pelos meios de comunicação, inclusive sem bloquea-lo no msn, só pra ele me ver. De novo ele me procurou e se declarou apaixonado, que não queria ficar sem mim… que tinha sentido muito minha ausencia, que precisava de mim. Foi só as coisas ficarem bem e adivinha? Sim, ele voltou a ser relapso, ligar so de vez em quando mesmo dizendo que adorava minha cia e tal… Dá sempre valor ao que não tem!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pela terceira vez o deixei… agora saí sofrendo mesmo. Não atendi telefonemas, tranquei todo meio de comunicação, sumi do face, não respodi a inumeras mensagens. Eu sabia que ele estava sentindo minha falta, mas sabia especialente que ele não sabe dar valor a mim e nem a ninguem… A saudade apertou e eu atendi a um telefonema (1 mes depois). Foi maravilhoso nos encontrarmos, como das outras vezes… ele nunca disse que e amava, mas demonstrou com atos, gestos, palavras. Tenho medo dele me colocar fora de novo, pois agora com essa distancia sei que o amo também.
    Como fazer pra ele me valorizar??? Distancia, palavras, ameaças já foram feitas… sempre sentimos muito a falta um do outro.
    Acho que ele não sabe amar…
    Grande abraço!

    • Olá Samanta!
      Sei que é muito complicado dar alguma opinião quando se está de fora da situação. Porém, diante de tudo o que você relatou aqui, só tenho uma coisa a te falar: enquanto você não der valor a si mesma, ele nunca dará! Já ficou claro que ele não quer nada sério com você. Sinceramente, eu não daria mais chances a ele! Samanta, dê uma chance a você… uma chance de conhecer alguém que realmente goste de você.
      Espero ter ajudado.
      Beijos.

  8. Analisando através do prisma Neurológico, quando o cérebro não obtem mais o reforço positivo – ou recompensa – ( o carinho, companhia, amor, respeito, dedicação e etc.) daquela pessoa, este passa imediatamente ao estado de ‘escassez’, levando o indivíduo ao estágio de arrependimento e dor intensa, que na maioria das vezes impulsiona-o a reatar com o ( a ) companheiro ( a ).

    A mensagem é muito clara:

    “Dê valor as coisas simples, dos gestos mais sutis às declarações de amor mais acaloradas. Saiba que esse é o maior tesouro que possa se dar à alguém. Não despreze o que por respeito fora lhe dado, pois um dia esse seu desprezo se tornará lágrimas de sangue, a qual escorrerão pelo glacial chão de dor e arrependimento…”.

  9. oi eu sou muito apaixonado por uma mulhe cue amo tenho um filho ela hoje esta separado de mi ela ja esta com outro mais eu amo muito ela sera cue um dia eu devo dar uma xance aela ou nao

Vou adorar ler seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s